Uso da sala de aula virtual na universidade para apoiar o ensino de matemática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luz Marina Rodríguez Cisneros

Resumo

Este artigo tem como objetivo divulgar os resultados do trabalho de graduação, onde foi projetada uma sala de aula virtual para apoiar o programa de matemática na carreira de Agricultura da Pontifícia Universidade Católica do Equador, Campus de Ibarra (PUCE-SI). O Modelo de Design Instrucional ADDIE (Análise - Design - Desenvolvimento - Implementação - Avaliação) e a Metodologia PACIE (Presença - Âmbito - Treinamento - Interação - Elearning). Este modelo e metodologia permitiram a implementação e avaliação de recursos e as atividades online foram utilizadas como base, e o desenvolvimento de competências através de resultados de aprendizagem evidenciados pelos alunos. Para tanto, é feita uma descrição geral das teorias de aprendizagem, fundamentando os modelos de design instrucional, os elementos e ferramentas utilizadas em cada fase do design instrucional. Nesta investigação, foi estabelecido que os recursos e atividades planejados na implementação da sala de aula virtual alcançam resultados de aprendizagem significativos, principalmente em grupos de alunos com diferentes níveis de conhecimento inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CisnerosL. M. R. (2015). Uso da sala de aula virtual na universidade para apoiar o ensino de matemática. AXIOMA, 2(13), 41-52. Recuperado de https://axioma.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/431
Seção
DOCENCIA
Biografia do Autor

Luz Marina Rodríguez Cisneros

Docente de la Escuela de Ingenierías de la Pontificia Universidad Católica del Ecuador – Sede Ibarra

Referências

Acosta Aide, S., Rubio Gómez, M., Otón Parés, M., & Gómez Paredes, I. (2012). Macrocurrículo Institucional. Recuperado el 14 de julio de 2014, de PUCESI: http://pucesi.edu.ec/index.php/macrocurriculo-institucional
Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información. Recuperado el 30 de julio de 2014, de EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnología Educativa: http://edutec.rediris.es/Revelec2/Revelec7/revelec7.html
Area Moreira, M., & Adell Segura, J. (2009). E-Learning: Enseñar y Aprender en Espacios Virtuales. Recuperado el 31 de julio de 2014, de Tecnología Educativa. La formación del profesorado en la era de Internet: http://tecedu.webs.ull.es/textos/eLearning.pdf
Belloch, C. (2012). Diseño Instruccional. Recuperado el 23 de julio de 2014, de Unidad de Tecnología Educativa - Universidad de Valencia: http://www.uv.es/~bellochc/pedagogia/EVA4.pdf
Benítez, M. G. (2010). El modelo de diseño instruccional Assure aplicado a la educación a distancia. Tlatemoani, Revista Académica de Investigación, Disponible en: http://www.eumed.net/rev/tlatemoani/01/pdf/63-77_mgbl.pdf
Camacho, P. (2004). Metodología PACIE. Recuperado el 30 de julio de 2014, de Planeta FATLA: http://www.fatla.org/peter/pacie/correcto/doc/pacie.pdf
Góngora Parra, Y., & Martínez Leyet, O. (2012). Del diseño instruccional al diseño de aprendizaje con aplicación de las tecnologías. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 342-360. Recuperado en julio de 2014, de www.redalyc.org: http://www.redalyc.org/pdf/2010/201024652016.pdf
Moodle HQ. (Agosto de 2014). Documentación de Moodle. Recuperado el 5 de Agosto de 2014, de Moodle Docs: https://docs.moodle.org/all/es/P%C3%A1gina_Principal
Ortega Carrillo, J. (2002). Principios para el diseño y organización de programas de enseñanza virtual: Sistematización a la luz de las teorías cognoscitivas y conductuales. Recuperado de la Universidad de Granada: http://www.ugr.es/~sevimeco/biblioteca/distancia/Jose%20Antonio%20Ortega%20Carrillo%20-%20Diseno%20de%20programas%20de%20EV.pdf
Salas, L. M., & Pérez Fragoso, C. (2000). La comparación del rendimiento académico de un grupo en línea y uno tradicional. Recuperado de Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. REDALYC: http://www.redalyc.org/pdf/270/27030403.pdf
SCOPEO (2012). e-MatemáTICas. Recuperado el 25 de julio de 2014, de SCOPEO Monográfico n° 4: http://scopeo.usal.es/wp-content/uploads/2013/04/scopeom004.pdf
Torres de Izquierdo, M., & Inciarte, A. (2005). Aportes de las teorías del aprendizaje al diseño instruccional. Recuperado el 31 de julio de 2014, de Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. REDALYC: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=99318837002