As crenças de autoeficácia na prática pedagógica do professor universitário de Humanidades, Ciências Sociais, Ciências da Educação e Ciências Administrativas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Oscar O. Valverde Riascos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar crenças de autoeficácia nas práticas docentes das Ciências Sociais, Humanas, da Educação, Ciências Contábeis, Economia e Gestão na universidade que podem ser importantes e significativas para os professores. A abordagem metodológica fez parte do paradigma plurimetódico incluindo um desenho de método misto e uma espécie de pesquisa exploratória, descritiva e comparativa, utilizando técnicas como o questionário de Prieto (2005) “Escala de Autoeficácia do Professor de Professor Universitário” e guias de entrevista e observação aplicado a grupos focais de professores de três universidades. Esta pesquisa pode contribuir para a reflexão da autoeficácia docente, pela indagação emergente, pela imprecisão e ambigüidade relacionada à prática docente. As crenças de autoeficácia são um mediador cognitivo entre o pensamento e a ação e podem ser um excelente e poderoso preditor do comportamento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RiascosO. O. V. (2011). As crenças de autoeficácia na prática pedagógica do professor universitário de Humanidades, Ciências Sociais, Ciências da Educação e Ciências Administrativas. AXIOMA, 1(7), 33-36. Recuperado de https://axioma.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/346
Seção
DOCENCIA
Biografia do Autor

Oscar O. Valverde Riascos, Universidad Mariana-Pasto

Decano de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales

Referências

Bandura A. (1977a). Selfeficacy: Toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, 84 (2), 191-215.
Bandura A. (1977b). Social Learning Theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
Bandura A. (1982a). Teoría del aprendizaje social. Espace-Calape [Original de 1977, Social learning theory, Englewood Cliffs (NJ)]: Prentice-Hall.
Bandura A. (1987). Pensamiento y acción. Fundamentos sociales. Barcelona: Martínez Roca. [Original de 1986, Social foundations of thoght and action: A social cognitive theory, Englewood Cliffs (NJ)]: Prentice-Hall.
Castaño D. C. y Fonseca, M. G. (2008). La didáctica: un campo de saber y de prácticas. En S. C. Rozo, G. R. Reyes, V.
P. Ortega, A. G. Fonseca, D. C. Castaño, B. R. Medina, y otros, Contextos y pretextos sobre la pedagogía (pp. 73-95). Bogotá, Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.
Cook T. y Reichardt, C. (1995). Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa (2 a. ed.). Madrid: Ediciones Morata, S.L.
Duhalde E. y González, C. M. (1996). Encuentros Cercanos con la matemática (1a. ed.). Buenos Aires-Argentina: Aique.
Ferrer F. (2002). Educación Comparada actual. Barcelona: Ariel Educación.
Flick U. (2007). Introducción a la investigación cualitativa (2
a. ed.). Madrid: Morata.
García Garrido J. L. (1996). Fundamentos de la Educación Comparada. Madrid, Dykinson.
Garton A. (1994). Interacción social y desarrollo del lengua- je y la cognición (1a. ed.). Barcelona: Pidós
Goetz J. y LeCompte, M. (1988). Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. (A. Ballesteros, Trad.) Madrid: Morata
Hernández Sampieri R.; Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2006), Metodología de investigación (4ª. ed.) México McGraw-Hill, Interamericana.
Latorre A., Rincón D. y Arnal J. (2005). Bases Metológicas de la investigación educativa. Barcelona: Ediciones Experiencia.
Prieto N. L. (2005). Las creencias de autoeicacia docente del profesorado universitario. Madrid: Universidad Pontificia Comillas, (Tesis doctoral no publicada).
Prieto N. L. (2007). Autoeficacia del profesor universitario. Eficacia percibida y práctica docente. Madrid: Narcea, S.A.de Ediciones.
Restrepo G. B. (1997). Investigación en educación. Santa Fe de Bogotá: AscunIcfes
Santos Rego M. A. (1989). Autoeficacia percibida, aprendizaje y motivación en el aula: repaso a un modelo. Bordón, 41, 4, 700-717
Torre P. J. (2007). Una triple alianza para un aprendizaje universitario de calidad. Madrid: Universidad Pontificia de Comillas.