As crenças de autoeficácia na prática pedagógica do professor universitário de Humanidades, Ciências Sociais, Ciências da Educação e Ciências Administrativas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar crenças de autoeficácia nas práticas docentes das Ciências Sociais, Humanas, da Educação, Ciências Contábeis, Economia e Gestão na universidade que podem ser importantes e significativas para os professores. A abordagem metodológica fez parte do paradigma plurimetódico incluindo um desenho de método misto e uma espécie de pesquisa exploratória, descritiva e comparativa, utilizando técnicas como o questionário de Prieto (2005) “Escala de Autoeficácia do Professor de Professor Universitário” e guias de entrevista e observação aplicado a grupos focais de professores de três universidades. Esta pesquisa pode contribuir para a reflexão da autoeficácia docente, pela indagação emergente, pela imprecisão e ambigüidade relacionada à prática docente. As crenças de autoeficácia são um mediador cognitivo entre o pensamento e a ação e podem ser um excelente e poderoso preditor do comportamento humano.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
Bandura A. (1977b). Social Learning Theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
Bandura A. (1982a). Teoría del aprendizaje social. Espace-Calape [Original de 1977, Social learning theory, Englewood Cliffs (NJ)]: Prentice-Hall.
Bandura A. (1987). Pensamiento y acción. Fundamentos sociales. Barcelona: Martínez Roca. [Original de 1986, Social foundations of thoght and action: A social cognitive theory, Englewood Cliffs (NJ)]: Prentice-Hall.
Castaño D. C. y Fonseca, M. G. (2008). La didáctica: un campo de saber y de prácticas. En S. C. Rozo, G. R. Reyes, V.
P. Ortega, A. G. Fonseca, D. C. Castaño, B. R. Medina, y otros, Contextos y pretextos sobre la pedagogía (pp. 73-95). Bogotá, Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.
Cook T. y Reichardt, C. (1995). Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa (2 a. ed.). Madrid: Ediciones Morata, S.L.
Duhalde E. y González, C. M. (1996). Encuentros Cercanos con la matemática (1a. ed.). Buenos Aires-Argentina: Aique.
Ferrer F. (2002). Educación Comparada actual. Barcelona: Ariel Educación.
Flick U. (2007). Introducción a la investigación cualitativa (2
a. ed.). Madrid: Morata.
García Garrido J. L. (1996). Fundamentos de la Educación Comparada. Madrid, Dykinson.
Garton A. (1994). Interacción social y desarrollo del lengua- je y la cognición (1a. ed.). Barcelona: Pidós
Goetz J. y LeCompte, M. (1988). Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. (A. Ballesteros, Trad.) Madrid: Morata
Hernández Sampieri R.; Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2006), Metodología de investigación (4ª. ed.) México McGraw-Hill, Interamericana.
Latorre A., Rincón D. y Arnal J. (2005). Bases Metológicas de la investigación educativa. Barcelona: Ediciones Experiencia.
Prieto N. L. (2005). Las creencias de autoeicacia docente del profesorado universitario. Madrid: Universidad Pontificia Comillas, (Tesis doctoral no publicada).
Prieto N. L. (2007). Autoeficacia del profesor universitario. Eficacia percibida y práctica docente. Madrid: Narcea, S.A.de Ediciones.
Restrepo G. B. (1997). Investigación en educación. Santa Fe de Bogotá: AscunIcfes
Santos Rego M. A. (1989). Autoeficacia percibida, aprendizaje y motivación en el aula: repaso a un modelo. Bordón, 41, 4, 700-717
Torre P. J. (2007). Una triple alianza para un aprendizaje universitario de calidad. Madrid: Universidad Pontificia de Comillas.