Avaliação de desempenho do professor universitário

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Iván García

Resumo

A Educação Superior no Equador mudou radicalmente em favor da garantia e melhoria da qualidade educacional. As instituições educacionais estão cientes da prioridade da avaliação do papel do professor, de forma a valorizar e tender à excelência acadêmica. O objetivo deste estudo é relatar os resultados da avaliação dos professores da Escola de Administração de Empresas e Marketing (EaeM) da Universidade Estadual Politécnica de Carchí (UPEC) no período letivo de setembro de 2012 a fevereiro de 2013. Visa identificar fragilidades na processo de ensino-aprendizagem e para ajudar a melhorar a eficácia dos professores na comunidade universitária. Para isso utilizamos uma ferramenta de avaliação abrangente que utiliza um modelo matemático e é automatizada no software Quanto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GarcíaI. (2013). Avaliação de desempenho do professor universitário. AXIOMA, 1(10), 38-44. Recuperado de https://axioma.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/375
Seção
DOCENCIA
Biografia do Autor

Iván García, Universidad Politécnica Estatal del Carchi

Docentes titulares de la Escuela de Administración de Empresas y Marketing

Referências

Ceaaces, (2011). Modelo para la evaluación de carreras de ingeniería con fines de acreditación, CO- NEA – CEAACES, Quito, Ecuador.
Copola, N. (2008). Pensar la Universidad en sus Contextos. Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires. Argentina.
Ley Orgánica de Educación Superior. (2010, 12 de Octubre). Registro Oficial, Suplemento No. 298
Martínez, C. (2006). Estadística Básica Aplicada, 3ª.ed. Bogotá: Ecoe Ediciones.
Montenegro, I. (2007). Evaluación de Desempeño Docente, Cooperativa Editorial Magisterio, Bogotá. Colombia
Muñoz, C., J.M., Ríos de Deus, M.P y Abalde, E. (2002). Evaluación Docente vs. Evaluación de la Calidad. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa (RELIEVE), v. 8, n. 2, pp. 103-134. http://www.uv.es/RELIEVE/v8n2/RELIEVEv8n2_4.htm Consultado en (21– 06-2013)
Peña, L. (Octubre 2012). Tensión entre la autoevaluación y la evaluación del estudiante al docente. UTEG, Revista ciencia y tecnología. 4. pp. 30-40.
Pozo, C., Giménez, L y Bretones, B. Nieto (2009). La Evaluación de la calidad docente en el nuevo marco de EEES, Unidad de Calidad de la Universidad de Almería. España. http: http://www.uhu.es/publicaciones/ojs/index.php/xxi/article/download/.../790 Consultado (21-06-2013)
Reglamento de la comisión de Evaluación Interna de la Universidad Politécnica Estatal del Carchi (2012, 22 de Noviembre), Resolución, No. 324-C SUP-2012.
Reglamento de Carrera Académica y Escalafón del Profesor(a) e Investigador(a) de la Universidad Politécnica Estatal del Carchi. (2011, 16 de noviembre), Resolución, No. 222-CSUP-2011.