A Experiência da Plataforma Cultural Virtual Expresse-se Ibarra

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mónica Polanco De Luca

Resumo

Este artigo apresenta e descreve a pesquisa experimental realizada, entre junho e dezembro de 2013, sobre a percepção e interação cultural dos cidadãos de Ibarra, por meio de um espaço virtual próprio, na rede social Facebook, criada com o nome Exprésate Ibarra (Express Yourself Ibarra). Seu objetivo era observar a percepção que os vizinhos de Ibarra tinham sobre os espaços e eventos culturais da cidade. Os materiais e métodos utilizados foram a conversação direta, através de entrevistas em profundidade com indivíduos representativos da memória cívica e cultural e levantamentos de forma a atingir os atributos de design do espaço virtual. A experiência permitiu-nos verificar o elevado interesse dos cidadãos de Ibarra, desde temas que vão desde a cidade à emigração, para interagir e expressar as suas opiniões sobre a cultura e os símbolos da identidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
De LucaM. P. (2014). A Experiência da Plataforma Cultural Virtual Expresse-se Ibarra. AXIOMA, 1(12), 11-17. Recuperado de https://axioma.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/393
Seção
INVESTIGACIÓN

Referências

Albuja Galindo, A. (1979). Imbabura en la Cultura Nacional. Ibarra: C.C.E.N.I
CEMAT (2006). Guía Europea de Observación del Patrimonio Rural. Madrid: Ministerio del Ambiente.
Convenio Europeo del Paisaje (2000). Recuperado de www.cidce.org/pdf/Convenio Paisaje.pdf. Florencia.
Gago, M. (2011). Nuevos públicos para la cultura. Seminario Internacional Cultura y Ciudadanía.Quito: Fundación Teatro Sucre.
Heidegger, M. (1994). Construir, Habitar, Pensar.Conferencias y artículos. Barcelona: Serbal.
Instituto Nacional de Patrimonio Cultural del Ecuador (s.f.). Reseña Histórica de la ciudad de Ibarra, fichas del patrimonio arquitectónico. Quito.
Marchesi, A. (2010). Carta Cultural Iberoamericana, Un proyecto cultural para la década de los Bicentenarios. Buenos Aires: OEI.
Nuestra Casa. Síntesis monográfica del Núcleo de Imbabura de la Casa de la Cultura Ecuatoriana (1999), Ibarra: C.C.E.N.I
Rey, G. (21/11/2011). Nuevos espacios culturales, desbordamientos urbanos y descoloca-ciones tecnológicas. En Ciudadanía y Cultura. Chía Patiño (Coord.). Quito: Fundación Teatro Nacional Sucre
Sánchez López, L. y Jerez García, O. (2003). El patrimonio geográfico: Reflexiones sobre el espacio como archivo, patrimonio y recurso didáctico. En El patrimonio y la Didáctica de las Ciencias Sociales. Ernesto Ballesteros (Coord.). España: Universidad de Castilla
Santos, M. (2000). La Naturaleza del Espacio. Barcelona: Ariel S.A.
Sorrosal, M. T. (2005). La memoria en los Mercados Financieros: un análisis mediante redes neu-ronales artificiales (Tesis doctoral). Barcelona: Universidad de Barcelona
Tobón, O. A. (2011). Nuevos espacios para la circulación de la producción cultural. Los mer-cados culturales en Latinoamérica. Quito: Municipio de Quito.
UNESCO (1982). Conferencia mundial sobre las políticas culturales. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0005/000525/052505sb.pdf. México: UNESCO.
Wirth, L. (2009). El urbanismo como modo de vida. Recuperado de http://es.scribd.com/doc/23727572/El-urbanismo-como-modo-de-vida.pdf.
Yori, C. M. (1997). La Topofilia: una estrategia para hacer ciudad de sus habitantes. En Cuadernos de Estudios Urbanos Nro. 2