Crítica e Proposta de Processo de Revisão de Planos de Ensino na Graduação em Agronomia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jorge Luis Cué García
Antonio Torres García
Amarilys León Paredes

Resumo

O currículo do Ensino Superior é um fator essencial na melhoria da formação profissional, tendo o Plano do Processo de Ensino (PPD), um dos componentes que atinge o mesmo concreto. Apresenta uma visão crítica e proposta de Plano de Processo de Agronomia na modalidade na Universidade de Pinar del Rio, Cuba. São incorporadas pesquisas documentais utilizadas e considerações teóricas dos autores, por meio da experiência docente e da metodologia científica. A proposta sugere que a partir de um terceiro ano mais sistemático é propício para a resolução de problemas profissionais (conhecimentos, aptidões e atitudes profissionais) relacionados com métodos e técnicas agronómicas essenciais ao exercício da profissão. Contém a incorporação do Curso de Prática Agropecuária IV, que facilitará uma maior integração no quarto ano, sendo que no quinto ano está garantido o desenvolvimento do tribunal de disciplinas tecnológicas (de produção vegetal e animal). A incorporação da concepção pedagógica de conclusão de estudos na corrida assume as modalidades: Diploma de Trabalho, Licenciatura e Relatório Técnico de Projeto Produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GarcíaJ. L. C., GarcíaA. T., & ParedesA. L. (2015). Crítica e Proposta de Processo de Revisão de Planos de Ensino na Graduação em Agronomia. AXIOMA, 2(13), 53-62. Recuperado de https://axioma.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/432
Seção
DOCENCIA
Biografia do Autor

Jorge Luis Cué García, Docente Universidad Técnica del Norte. Ibarra, Ecuador

Docente Universidad Técnica del Norte. Ibarra, Ecuador

Antonio Torres García, Docente Universidad Tecnológica Indoamérica, Ecuador

Docente Universidad Tecnológica Indoamérica, Ecuador

Amarilys León Paredes, Docente Unidad Educativa Pensionado Atahualpa, Ecuador

Docente Unidad Educativa Pensionado Atahualpa, Ecuador

Referências

Addine, F., González, M., Ortigoza, C., Batista, L. C., Pla, R., Laffita, R., …Fuxá, M. (2000). Diseño curricular. Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño. La Habana: ENPES. Cuba.
Alpízar, J. L. (2009). ¿Profesionales competitivos o competentes? Revista Pedagogía Universitaria, 14(5), 1-11.
Álvarez, C. (1996). El Diseño Curricular en la Educación Superior Cubana. La Habana: Educación Superior y Sociedad. Cuba.
Díaz, Á. (2011). Competencias en educación. Corrientes de pensamiento e implicaciones para el currículo y el trabajo en el aula. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 2(5), 3-24.
Díaz, T. (1998). Temas sobre Pedagogía y Didáctica de la Educación Superior. La Habana: ENPES. Cuba.
Gutiérrez, J. y Perales J. (2012). Ambientalización curricular y sostenibilidad. Nuevos retos de profesionalización docente. Revista de currículum y formación del profesorado, 16 (2), 5-14.
Follari, R. A. (2010). El curriculum y la doble lógica de inserción: lo universitario y las prácticas profesionales. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 1(2), 20-32.
Horruitiner, P. S. (2007). Formación y currículo. Revista Pedagogía Universitaria, 12(4), 61-78.
Martins, I, Abelha, M., Gomes de Abreu, R., Costa, N., y Casimiro, A. (2013). Las competencias en las políticas de currículum de ciencias: los casos de Brasil y Portugal. Revista mexicana de investigación educativa, 18(56), 37-62. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662013000100003&lng=es&tlng=es
Ministerio de Educación Superior (2009). Reglamento de Trabajo Docente y Metodológico. La Habana: ENPES. Cuba.
Ministerio de Educación Superior (2012). Modificación del currículo base de la carrera de Agronomía. Julio/2012, Dictamen No. 192. La Habana. Cuba.
Popkewitz, T. (2009). Curriculum study, curriculum history, and curriculum theory: the reason of reason. Journal of Curriculum Studies, 41(3) 301-319. DOI: 10.1080/00220270902777021
Sanz, T. (2004). El curriculum. Su conceptualización. Revista Pedagogía Universitaria, 9(2), 3-18. Recuperado de http://cvi.mes.edu.cu/peduniv
Stenhouse, L. (1987). Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Ediciones Morata. España.
Torres, A., Rodríguez Y. y González, M. T. (2010). Calidad de la formación de los profesionales agropecuarios desde la perspectiva de la evaluación externa y la acreditación en la educación superior cubana. Revista Pedagogía Universitaria, 15(5), 88-96.
Torres, A., Cué, J. L. y Solano, J. (2012). Efectos del currículo y las actividades académicas en la motivación de la profesión agronómica. Revista Enlace Universitario, 13, 300-3012.