Percepções dos professores na utilização de estratégias que favoreçam a reflexão, a indagação e a troca de experiências como ferramenta de formação nas aulas do ensino básico
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As atuais demandas socioeducativas colocam novos desafios aos professores para atender a interculturalidade em sala de aula, exigindo o desenvolvimento de ações metodológicas na prática pedagógica inclusiva, isto, de forma que facilitem uma melhor capacidade de atuação na hora de abordar o processo de ensino e aprendizagem. , bem como a adaptabilidade às situações de mudança que emergem dos contextos interculturais. O objetivo deste trabalho é analisar as percepções dos docentes sobre estratégias metodológicas que consideram práticas colaborativas de investigação pessoal e reflexiva, permitindo a troca de experiências educacionais entre profissionais como elemento formativo e garantindo uma intervenção integral entre o centro educacional, o família e o aluno, permitindo maior estabilidade nas apresentações. Na última parte da pesquisa realizada em 2015, participaram 174 professores do Ensino Básico e Secundário de centros de ensino das diferentes províncias de Castela-La Mancha, com os resultados e conclusões do trabalho realizado sobre as percepções do corpo docente antes da colaboração estratégias de aperfeiçoamento profissional docente.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
Aguado, T. y Ballesteros, B. (2012). Equidad y diversidad en la educación obligatoria. Revista de Educación, 12-17. Recuperado de http://www.uned.es/grupointer/re358_revista_completa
Booth, T. y Ainscow. M. (2015). Guía para la educación inclusiva. Desarrollando el aprendizaje y la participación en los centros escolares. Madrid, OEI.
Calderón, I. y Habegger, S.A. (2012). Educación, hándicap e inclusión: una lucha familiar contra una escuela excluyente. Málaga, Octaedro.
Carrascal, S. (2013). Educación en valores y tolerancia: estudio y análisis de disposiciones, informes y recomendaciones de UNESCO en materia de diálogo interreligioso y educación intercultural. En M. Rodríguez Blanco y J. González Ayesta, (Eds.) Religión y Derecho Internacional. Granada, Comares.
Carrascal, S. y Solera, E. (2014). Creatividad y desarrollo cognitivo en personas mayores. Arte, Individuo y Sociedad,26 (1), 9-19.
Cotán, A. (2011). La formación del profesorado ante los cambios. En J.J. Maquilón, F. Hernández y T. Izquierdo (Cords.), Desarrollo profesional y práctica educativa del profesorado. Murcia: Universidad de Murcia
Etxeberría, F., Karrera, I. y Murua, H. (2010). Competencias interculturales del profesorado con alumnado inmigrante en el País Vasco. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado,13 (4), 79-94.
Hortigüela, D., Abellá V. y Pérez, A (2015). Percepciones de Directivos y Profesorado de Educación Física sobre Competencias Básicas. Revista Enseñanza & Teaching, 33 (1), 83-103.
Murillo, F.J. y Krichesky, G. J. (2015). Mejora de la escuela: Medio siglo de lecciones aprendidas. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación,13 (1), 69-102.
Navarro, M.J. y Gordillo, M. (2015). El aula como escenario de diversidad: análisis de las prácticas educativas del profesorado de educación Infantil. Campo Abierto,33 (2), 115-125.
Rojas, S., Haya, I. y Lázaro-Visa, S. (2012). La voz del alumnado en la mejora escolar: niños y niñas como investigadores en Educación Primaria. Revista de Educación,359, 81-101.
Unesco, (2016). Informe de Seguimiento de la Educación para Todos en el Mundo. París, UNESCO. Recuperado de http://es.unesco.org/gem-report/