La Investigación Arquitectónica Dentro de la Enseñanza del Análisis de Sitio en Arquitectura: Caso de Estudio
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Estudos numerosos evidenciam que a incorporação de uma abordagem investigativa no ensino do atelier de arquitetura gera um impacto significativo no desenvolvimento integral dos estudantes. Neste contexto, foi realizado um estudo de caso com o objetivo de explorar a percepção dos estudantes sobre a implementação da pesquisa arquitetônica no curso de Design Arquitetônico Territorial IV, correspondente ao quarto semestre do período acadêmico 2023-01 na Pontifícia Universidade Católica do Equador, sede Ibarra. A metodologia do estudo incluiu uma revisão bibliográfica exaustiva sobre os processos e antecedentes de pesquisa no âmbito acadêmico da arquitetura. Além disso, foi aplicado o método de observação participante, que permitiu ao pesquisador registrar dados e impressões de maneira naturalista, sem que os alunos estivessem cientes da observação. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas não estruturadas com o coordenador da disciplina, com o propósito de discutir e analisar as deficiências e os resultados obtidos no estudo de caso. Os achados do estudo revelam um desenvolvimento notável de habilidades interpessoais, como o trabalho em equipe e a comunicação assertiva, bem como habilidades técnicas, que incluem o uso de ferramentas para coleta de dados, pensamento crítico e a capacidade de análise e interpretação de informações. Esses resultados sugerem que a aplicação da pesquisa no atelier de arquitetura proporcionou aos estudantes ferramentas e competências que lhes permitiram participar ativamente de seu processo de aprendizagem. No entanto, identificou-se uma dificuldade na capacidade dos estudantes em traduzir as informações coletadas para uma linguagem arquitetônica apropriada.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.

Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
Alexander, C. (1964). Notes on the Synthesis of Form. Harvard University Press.
Avila, B., & Gómez Rosales, M. (2011). Proceso de Diseño Urbano-Arquitectónico Arquitectonic-Urban Design Process. In Provincia No (Vol. 25).
Bain, K. (2004). Lo que hacen los mejores profesores de universidad . Universitat de València.
Baper, S. Y., & Ismael, Z. K. (2024). The Impact of Site Contexts in Increasing the Diversity of Architectural Concepts: Using an Interactive Architectural Approach. Buildings, 14(8), 2567. https://doi.org/10.3390/buildings14082567
Du, H.-M., & Yu, W.-D. (2012). The Study of Graphic Design Encoding Based on Knowledge Coupling. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 51, 480–488. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.08.193
Gatell, A. (2019). Significado del proceso de diseño en la formación del arquitecto. Particularidades en Cuba. Revista de La Facultad de Arquitectura de La Universidad Autónoma de Nuevo León, XIII(19), 72–88. https://www.redalyc.org/articulo.oa?
Izquierdo, H., Rodríguez, I., Ponsot, E., & Briceño, M. (2024). Libro de resúmenes: VI Congreso de Investigación e Innovación y VI Congreso de Lectura y Escritura en la Sociedad Global. 58–60. www.pucesi.edu.ec
Makstutis, G. (2018). Procesos del diseño en arquitectura. Promopress.
Martínez Osorio, P. (2013). El proyecto arquitectónico como un problema de investigación. Revista de Arquitectura, 15, 54–61. https://doi.org/10.14718/ RevArq.2013.15.1.6
Martínez Zárate, R. (1991). Diseño Arquitectónico Enfoque Metodológico. Editorial Trillas. Distrito Federal, México.174 p.
Martínez-Vitor, C. F. (2021). La investigación proyectual como estrategia didáctica en el proyecto del Taller de Diseño Arquitectónico. Revista de Arquitectura, 23(2), 58–70. https://doi.org/10.14718/revarq.2021.3294
Moisset, I. (2013). Enseñar-investigar arquitectura. Limaq, 49–65. https://doi.org/10.26439/limaq2015.n001.352
Morales-Holguín, A., & Gonzalez-Bello, E. O. (2020). Teaching and use of design method in mexico. professors’ perceptions. Formacion Universitaria, 13(1), 35–42. https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000100035
Pallasmaa, J. (2020). Animales Arquitectos (1a.). Gustavo Gili.
Park, E. J., Lee, K., & Kang, E. (2023). The impact of research and representation of site analysis for creative design approach in architectural design studio. Thinking Skills and Creativity, 48, 101271. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2023.101271
Pérez, E. (2004). Estrategias para la educación en valores en disciplinas de la carrera de Arquitectura. I Encuentro Internacional de Educación en Valores. ISBN 959-16-0252-0. Universidad Ignacio Agramonte y Loynaz, Camagüey.
Pontificia Universidad Católica del Ecuador Sede Ibarra. (2019). Syllabus de Diseño Arquitectónico y Territorial IV. Facultad de Arquitectura.
Ñaupas, H., Mejía, E., Novoa, E., & Villagómez, A. (2014). Metodología de la investigación: Cuantitativa - Cualitativa y Redacción de la Tesis, 4ta Edición.
Simitch, A., & Val, W. (2014). Fundamentos de la arquitectura Los 26 principios que todo arquitecto debe conocer.
Vartola, A. (2024). Research Education for Architecture Students – Case Study of an Academic Reading Circle. Architectural Research in Finland, 8(1), 195–213. https://doi.org/10.37457/arf.146878
Yáñez, E. (1994). Arquitectura, teoría, diseño y contexto.