A deserção universitária nos primeiros níveis e a inserção laboral dos formandos Projeto Alfa III, DevalSimWeb. Pontifícia Universidade Católica do Equador Sede de Ibarra (PUCE-SI
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo recolhe os resultados do trabalho realizado no PUCE-SI na primeira fase do projeto DevalSimWeb "Desenvolvimento de competências profissionais através da avaliação participativa e simulação utilizando ferramentas web", financiado pela Comissão Europeia. A importância desta vertente da investigação reside na possibilidade que nos dá podermos intervir positivamente nos aspectos que nos são sugeridos para evitar o abandono e aumentar a inserção laboral dos alunos pertencentes às universidades participantes e, especificamente, a partir da ação. correspondente estudo realizado pela equipe de pesquisa da Pontificia Universidad Católica del Ecuador - Sede de Ibarra. Poderíamos dizer que é uma área de avaliação da qualidade para melhorar e que tem sido um enriquecimento por compartilhar a experiência de trabalho em rede com a Universidade da Costa Rica (Costa Rica), a Universidade de Antioquia (Colômbia), a Universidade Salesiana da Bolívia (Bolívia), a Universidade de Durham (Reino Unido) e a Universidade de Cádiz (Espanha), esta última como instituição coordenadora. A realidade muito diferente dos seis países tem levado a trabalhar desde o consenso até a proposição dos instrumentos, a metodologia, a coleta de dados e a definição das competências necessárias para aumentar a empregabilidade e evitar o abandono universitário, como primeira etapa do projeto que ao longo de três anos entregará tantas experiências que ajudem a melhorar a qualidade do ensino universitário.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
CEAACES (2011): Modelo General para la Evaluación de Carreras con fines de Acreditación. Consejo de Evaluación, Acreditación y Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior. http://www.uta.edu.ec/v2.0/pdf/externos/rnodelo-general-evaluacion¬carreras,pdf (Consultado 30/06/2012)
Fuentes L. (2008) Competencias genéricas y transversales de los titulados universitarios. ICE de la Universidad de Zaragoza. http://www.unizar.es/ice/images/stories/publicacionesICE/Col.%20Documentos%2008.pdf (2010);Ley Orgánica de Educación Superior, http://www.senescyt.gob.ec/c/document_Iibrary/get_file?uuid=29ad2ecf-15aa¬4110-9d82-59940a36d72groupld=10156(Consultado 30/05/2012)
Ministerio de Educación Nacional (2009): Deserción estudiantil en la educación superior colombiana http://wwwrnineducación.gov.co/sistemas de información/1735/articles-254702_libro_desercion,pdf (consultada 20106/2012)
PUC E-SI (2012) Políticas de acción afirmativa PUCE-SI. www.pucesi.edu.ec (Consultado 20/06/2012).
Proyecto (2011) DC1 ALA/19,09,01/11/21526/264- 773/ALFAIII(2011)-10, http://www.devalsimweb.eu/ (Consultado 30/06/2012) (2011): Reglamento General a la Ley Orgánica de Educación Superior http://www.ueb.edu.ec/uploads/Reglamentos/Reglamento%20a%20Ia%20LOES.pdf (Consultado 30/06/2012)
Rodríguez Gómez, G. y Ibarra Sáiz M'a S. (2011): e-Evaluación orientada al e-aprendizaje estratégico en Educación Superior. Narcea, Madrid,
Thomas, WP, y Collier, (2002): de Santa Cruz, Centro de Investigación en Educación, Diversidad y Excelencia de la Universidad de California-Santa Cruz. http://repositories,cdlib.org/crede/finairpts/1_1_finalo http://crede.berkeley,edu/research/crede/research/llaa/1.1_ final.html (Consultado 20/06/2012)
Vega Jurado, J (2007): La relación universidad empresa en América Latina ¿Apropiación incorrecta de modelos foráneos? Redalyc. Chile http://redaIyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=84720309 (consultado 20/06/2012)