Análise SWOT para determinar estratégias para melhorar o desempenho acadêmico na formação científica básica da Escola de Engenharia Automotiva da UPS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esta pesquisa tem por base o estudo de alto nível de alunos reprovados em disciplinas da área de formação científica básica do curso de Engenharia Mecânica Automotiva da Universidade Politécnica Salesiana (CIMA_UPS), de acordo com estatísticas apuradas pela Secretaria Técnica de Estatística do universidade.
Para a pesquisa, foram realizados inquéritos a professores e alunos do CIMA_UPS durante o período de 2014-2015. O problema ocorre principalmente nas disciplinas de cálculo (vetorial, diferencial e integral) e estática. As pesquisas realizadas mostram que uma parte responsável pelo underperformance é a didática utilizada no processo de ensino, por isso é realizada uma análise de Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças (SWOT), que leva a definir estratégias voltadas para a mudança de diretrizes metodológicas, a atualização da formação docente e o reconhecimento do desempenho dos alunos por meio do acúmulo de créditos nas disciplinas da formação básica. Essas estratégias serão implementadas no próximo ciclo, tomando como base projetos com inovação tecnológica pautada na reprodução de um ambiente industrial em sala de aula. Essas estratégias serão implementadas no próximo ciclo, tomando por base projetos pautados na inovação tecnológica por meio da reprodução de um ambiente industrial em sala de aula.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Con la finalidad de contar con un tipo de licencia más abierta en el espectro que ofrece Creative Commons, a partir de diciembre de 2022 desde el número 27, AXIOMA asume la Licencia Creative Commons 4.0 de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0(CC BY-NC-SA 4.0). Tanto el sitio web como los artículos en sus diferentes formatos, reflejan esta información.
Hasta el mes de noviembre de 2022 con el número 26, la revista AXIOMA asumió una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Los artículos contenidos en cada número hasta el 26, cuentan con esta licencia y su descripción se conserva en el portal de nuestra revista.
Atribución-NoComercial-SinDerivadas
CC BY-NC-ND
AXIOMA- Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social
Referências
Feldhaus Charles R., Wolter Robert M., Hundley Stephen P. and Diemer Tim. (2006). A Single Instrument: Engineering and Engineering Technology Students Demonstrating Competence in Ethics and Professional Standards. Science and Engineering Ethics vol.12, pp. 291-311.
Fernández Flavio H. y Duarte Julio E. (2013). El Aprendizaje basado en Problemas como Estrategia para el Desarrollo de Competencias Específicas en Estudiantes de Ingeniería. Formación Universitaria. Vol. 6(5), pp.29-38.
García Martha L. y Benítez Alma A.. (2013). Diseño e Implementación de Tareas para Apoyar el Aprendizaje de las Matemáticas. Formación Universitaria. Vol. 6(1), pp.13-20.
Hernández María R., Rodríguez Verónica M., Parra Francisco J. y Velázquez Pedro. (2014). Las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) en la Enseñanza-Aprendizaje de la Química Orgánica a través de Imágenes, Juegos y Videos. Formación tecnológica. Vol. 7(1), pp. 31-40.
Jafari Navimipour Nima, Masoud Rahmani Amir, Habibizad Navin Ahmad, Hosseinzadeh Mehdi. (2015). Expert Cloud: A Cloud-based framework to share the knowledge and skills of human resources. Computers in Human Behavior vol. 46, pp. 57–74.
Jungert Tomas. (2008). Opportunities of student influence as a context for the development of engineering students’ study motivation. Soc Psychol Educ vol. 11, pp. 79–94.
Lechuga Manuela, Fernández Arteaga Alejandro, Ríos Francisco y Fernández Serrano Mercedes. (2014). Utilización de Entornos Virtuales Educativos y Recursos Educativos Abiertos (OpenCourseWare) en cursos de Ingeniería Química de la Universidad de Granada, España. Formación tecnológica. Vol. 7(4), pp. 3-14.
Morales Luisa M. y García Orlando E. (2013). La Afectividad de la Inteligencia. Formación Universitaria. Vol. 6(5), pp 3-12.
Sandia, Beatriz; Gutiérrez, Demian; Hernández, Domingo; Alvarado, José; Parada, Jorge; Vergara, Mary y Páez Gerard. (2011). RAIS: una estrategia para el manejo integral de conocimiento. Experiencias en ingeniería. Revista
Ciencia e Ingeniería. Edición Especial: “Enseñanza de la Ingeniería” pp. 115-122.
Soler Josep, Prados Ferran, Poch Jordi y Boada Imma. (2012). ACME: Plataforma de Aprendizaje Electrónico (e-learning) con Funcionalidades Deseables en el Ámbito de la Ingeniería. Ingeniería Industrial. Formación Universitaria Vol. 5(3). pp 3-16.
Valderrama Alvaro J. y Valderrama José O. (2014). Trabajo Semestral Guiado: un Buen Complemento al Estudio y Aprendizaje en Cursos de Ciencia y de Ingeniería. Formación Universitaria. Vol. 7(3), pp. 3-10.w