Estilos de liderança e desempenho acadêmico dos alunos da universidad politécnica estatal del Carchi. estudo de caso: graduação em administração de empresas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gisselle Cárdenas
Diana Guartasaca
Jeaneth Bastidas

Resumo


Trata-se de uma abordagem descritiva, correlacional e quantitativa, criada com o objetivo de determinar a relação entre o estilo de liderança e o desempenho acadêmico. O tamanho da amostra foi de 29 alunos, determinado pela amostragem não probabilística do julgamento de valor. Os principais resultados do estudo de caso indicam uma baixa relação entre as variáveis do estudo, visto que atingem um coeficiente de correlação de 0,10, do ponto de vista de Lewin. Esses dados sugerem que liderança e desempenho acadêmico são elementos do complexo contexto do aluno; isto é, há mais elementos a considerar para determinar uma possível inter-relação mais significativa entre as variáveis de estudo. Os resultados são os seguintes: os alunos se identificam como líderes democráticos e o desempenho acadêmico é competente (entre 7 e 8,99).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CárdenasG., GuartasacaD., & BastidasJ. (2019). Estilos de liderança e desempenho acadêmico dos alunos da universidad politécnica estatal del Carchi. estudo de caso: graduação em administração de empresas. AXIOMA, (19), 111-120. Recuperado de https://axioma.pucesi.edu.ec/index.php/axioma/article/view/547
Seção
INVESTIGACIÓN
Biografia do Autor

Gisselle Cárdenas, Universidad Politécnica Estatal del Carchi

Universidad Politécnica Estatal del Carchi, Tulcán - Ecuador

Diana Guartasaca, Universidad Politécnica Estatal del Carchi

Universidad Politécnica Estatal del Carchi, Tulcán - Ecuador

Jeaneth Bastidas, Universidad Politécnica Estatal del Carchi

Universidad Politécnica Estatal del Carchi, Tulcán - Ecuador

Referências

Aiteco. (S/f de S/f de S/f). Lewin (1938): Estilos de liderazgo. Obtenido de Aiteco consultores: https://www.aiteco.com/kurt-lewin-liderazgo/
Ambit, M. (2016). La rejilla gerencial de Blake y Mouton (o “¿qué le importan más las personas o la producción?”). Recuperado de https://www.esencialblog.es/es/la-rejilla-gerencial-de-blake-y-mouton-o-que-le-importan-mas-las-personas-o-la-produccion/
Aposta – Escola de Cooperativisme . (s.f.). test de liderazgo (Lewin (1938)). Recuperado de https://degla.com.ar/test/test-de-liderazgo-de-lewin.pdf
Burnes, B. (2004). Lewin (1938) and the Planned Approach to Change: A Re-appraisal. Journal of Management Studies, 977-1002.
Consejo de Educación Superior. (19 de Julio de 2016). Transparencia. Recuperado de http://www.uleam.edu.ec/wp-content/uploads/2016/10/reglamento-del-sistema-de-evaluacion-estudiantil.pdf
Fernández, J. M., y Puente, A. (2009). La noción de campo en Lewin (1938) y Pierre Bourdieu: un análisis comparativo. Reis. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 127, 33-53
Garbanzo, G. (2007). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios, una reflexión desde la calidad de la educación superior pública. Revista Educación, 43-63.
Levin, R. I., y Rubin, D. S. (2010). Estadística para administración y economía. México: PEARSON EDUCACIÓN.
Lewin, K., y Lippitt, R. (1938). An experimental approach to the study of autocracy and democracy: a preliminary note. SOCIOMETRY, 292-300.
Lind, Marchal, y Wathen. (2012). Estadística aplicada a los negocios y la economía. México: McGRAW HILL Educación
Lussier, R. N., y Achua, C. F. (2011). Liderazgo. Teoría, aplicación y desarrollo de habilidades. México: Cengage Learning.
Ponce, R. (2008). “El liderazgo y su relación con el rendimiento académico”(tesis de maestría). Universidad del BÍO BÍO, Chillán-Chile
Robinson, V., Lloyd, C., y Rowe, K. (2014). El impacto del liderazgo en los resultados de los estudiantes: Un análisis de los efectos diferenciales de los tipos de liderazgo. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, XII(4), 13-40. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55131688002
Sánchez, I. (2009). Estilos de dirección y liderazgo en Estilos de dirección y liderazgo en las organizaciones: propuesta de un modelo para su caracterización y análisis. Cali, Colombia; Universidad del Valle. Programa Editorial.
Sawasn, A.-H. y Ibrahim, E. (2016). Transformational leadership and innovation: a comparison study between Iraq’s public and private higher education. Higher Education, 159-181. doi:10.1080/03075079.2014.927848
Solano, L. (2015). Rendimiento académico de los estudiantes de secundaria obligatoria y su relación con las aptitudes mentales y las actitudes ante el estudio (Tesis doctoral). España: UNED
Tejedor, F. y García-Valcárcel, A. (2007). Causas del bajo rendimiento del estudiante universitario (en opinión de los profesores y alumnos). propuestas de mejora en el marco del EEES. Revista de Educación, 443-473.
Zambrano, Y. (2017). La influencia del liderazgo en el rendimiento académico en los estudiantes del Bachillerato de la Unidad Educativa Particular Marista de laciudad de Quito, provincia de Pichincha durante el año lectivo 2016-2017. (tesis de maestría) Universidad Técnica Particular de Loja, Quito, Ecuador.